O PPGHIS tem por objetivo a formação de profissionais qualificados em alto nível para o desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento, na perspectiva das novas tendências historiográficas que abrigam estudos nas linhas de cultura afro-brasileira, escravidão e escravismo, relações de poder, memória, linguagem e cultura, representações sociais e culturais, tradições, religiosidade, gênero, cidade/campo, relações de trabalho, trajetórias e migrações, dentre outras.

O Curso foi estruturado a partir de uma área de concentração em História Regional e Local e duas linhas de pesquisa: Estudos Regionais: Campo e Cidade e Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras.

As duas linhas de pesquisa tomam como ponto de partida o local para refletir sobre temáticas diversas do conhecimento histórico como cultura e diversidades culturais, práticas cotidianas e religiosidade, memória e esquecimento, narrativas e oralidade. Considerando a atuação do PPGHIS, entendemos que o mesmo vem se constituindo em referência de Pós-Graduação em História na região do Recôncavo Sul, tendo em vista ser o primeiro mestrado na área instituído no interior da Bahia pela UNEB. Assim, avaliamos que, segundo os índices de inscrição e aprovação na última seleção, estes indicam que existe uma média que se mantém e deverá se expandir nos próximos anos por ser um curso em processo de consolidação.

O Programa conta com os seguintes grupos de pesquisa: 1. História Regional e Local; 2. História, Literatura e Memória; 3. História Oral e Memória; 4. História da América Portuguesa; 5. Grupo de Estudos do Tempo Presente e; 6. Firmina – Pós-Colonialidade: Educação, História, Cultura e Ações Afirmativas, todos estes compostos por nossos docentes e discentes.

Esses grupos constituem espaços de reflexões teóricas e metodológicas do fazer histórico, discutindo os respectivos objetos de análise desenvolvidos pelos Docentes e Discentes, vinculados aos respectivos grupos. Além disso, possibilita a troca de experiências, o compartilhamento de conhecimentos entre mestrandos das diversas IES do Brasil, bem como o acompanhamento sistemático do orientador e seu orientando, garantindo a qualidade e a excelência das dissertações visando eficiência na formação dos mestres.

Temos, ainda, Laboratórios que são espaços de integração entre os estudantes da graduação e da pós-graduação.. Desenvolvem e ampliam o leque das pesquisas e dos estudos acadêmicos, promovendo a qualificação de ambos os níveis de formação do Departamento de Ciências Humanas. Assim, no Campus de Santo Antônio de Jesus, os Laboratórios do Curso de Licenciatura em História são os seguintes: Estudos Históricos Interdisciplinares; Estudos de Gênero e Infância, Ensino de História, História, Cinema e Imagens; História Oral e Memória; e Cultura Negra, Escravidão e Pós-abolição. Os laboratórios estão integrados ao NIEMBA e ao AFROUNEB:

1. Laboratório de estudos históricos interdisciplinares (Este laboratório é uma instância operacional de produção e reflexão da linha de pesquisa – Estudos Regionais: Campo e Cidade.)

2. Estudos de gênero e infância;

3. Ensino de história;

4. Laboratório de História Audiovisual: teorias e métodos para abordagem de fontes audiovisuais de História da Cultura;

5. Historia oral e memória;

6. História, cinema e imagem;

7. Cultura negra: Escravidão e pós-abolição;

Neste espaço você poderá encontrar informações referentes ao curso.