Grupo de Estudos do Tempo Presente

Coordenação: Cristina Monteiro de Andrada Luna e Priscila Gomes Correa
Descrição:

O Grupo de Estudos do Tempo Presente da Universidade do Estado da Bahia (GET-UNEB) surge em 2012 da convergência de professores e pesquisadores ligados a diferentes linhas de pesquisa, entre elas militares na política, cultura e política no mundo contemporâneo, cinema e história e história comparada das ditaduras. Articulando-se com o Mestrado em História Regional e Local da UNEB, o grupo constitui-se em um espaço de discussão, pesquisa e interlocução acerca de temas ligados ao Brasil, à América Latina e ao mundo através do estudo de suas sociedades, instituições, políticas e culturas; prioritariamente do pós Segunda Guerra. O objetivo é, pois, contribuir com o corpo de debates existente sobre temáticas como, os regimes autoritários no Brasil, na América Latina e no mundo, além de seus processos de redemocratização; o Estado e suas instituições civis e militares; além da relação entre arte, cultura e política na contemporaneidade.

Linha de Pesquisa: Linha I – Estudos Regionais: Campo e Cidade

História Oral e Memória

Coordenação: Sara Oliveira Farias
Descrição:

Este Grupo também é constituído por docentes da UNEB e 4 discentes do PPGHIS. O objetivo principal do Grupo consiste em analisar e discutir alguns aspectos da História da Bahia através da metodologia da História Oral. Ademais, trabalha na criação de um arquivo sonoro e iconográfico para alguns municípios da Bahia, incluindo o Recôncavo e outras regiões do Estado.

Linha de Pesquisa: Linha I – Estudos Regionais: Campo e Cidade

História da América Portuguesa

Coordenação: Suzana Maria de Sousa Santos Severs
Descrição:

Este grupo procura incentivar a pesquisa sobre a história colonial da Bahia, uma vez que a historiografia baiana recente concentra-se em outros períodos históricos, e aquela concernente ao período colonial debruça-se mais a aspectos relacionados à “cidade da Bahia”, como era chamada Salvador, enfocando grandes temas como Igreja, poder local, escravatura e negócios. Ressalte-se que as capitanias e demais regiões interioranas que vieram a formar o atual Estado da Bahia são muito pouco estudadas, sobretudo em sua dinâmica interna e em sua relação com o centro político-administrativo da América portuguesa. No entanto, existe riquíssima fonte documental manuscrita produzida nos séculos coloniais em acervos espalhados nestas regiões que necessita levantamento, descrição, catalogação, enfim, de ser (re)conhecida para ser estudada na perspectiva histórica ensejando assim o aprofundamento e alargamento da história da Bahia e esta em relação à história do Brasil.

Linha de Pesquisa: Linha I – Estudos Regionais: Campo e Cidade

MALUNGO

Coordenação: Jacimara Souza Santana
Descrição:

Dedica-se a pesquisa e ao estudo de temas relacionados a história, sociedades e populações do continente africano e suas diásporas. Trata-se de um grupo certificado pela UNEB e CNPQ com abrangência interdepartamental e interinstitucional, sendo composto por estudantes e professoras (es) da UNEB, UFRB, UFPE e UNILAB. Também conta com a participação de duas doutorandas da UNICAMP e o apoio do Abubacar Fafona León, coordenador do Harriet Tubman Institute for Research on Africa and its Diasporas da York University. O MALUNGU atua como um espaço de articulação entre pesquisadoras (es) para o desenvolvimento de ações de pesquisas, ensino e extensão no campo de estudos de e sobre África e suas diásporas. Possibilita o intercâmbio de produções de pesquisa e de materiais da área entre professores e estudantes; auxilia estudantes no desenvolvimento de suas experiências de pesquisa, bem como, subsidia o desenvolvimento de ações extensionistas na rede básica do ensino e comunidades negras tradicionais. Esse Núcleo possui três linhas de pesquisa: História social da África e da diáspora; História da saúde das populações negras e História, ensino, cotidiano escolar e formação docente na aplicação da lei 10.639/03

Linha de Pesquisa: Linha II – Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras

Firmina – Pós-Colonialidade: Educação, História, Cultura e Ações Afirmativas

Coordenação: Wilson Roberto de Mattos
Descrição:

Este grupo nasceu a partir de ações de pesquisa, estudos e atividades de formação de professores desenvolvidas por um Grupo de Estudos vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Essas ações relacionam-se aos conteúdos determinados pela Lei Federal 10639-03, qual seja, a obrigatoriedade de inclusão de História da África e Cultura Afro-Brasileira nas escolas da Educação Básica.Consolidadas essas atividades iniciais, o Grupo passou a desenvolver atividades de pesquisas mais sistemáticas se especilizando no tema das Ações Afirmativas, sobretudo no que diz respeito ao acesso, desempenho e permanência de estudantes negros no ensino superior. Em complemento o Grupo tem se empenhado em pesquisas e reflexões que garantem o aprofundamento sobre o conhecimento das experiências históricas das populações negras brasileiras, em especial, nos aspectos específicos negligenciados pela historiografia oficial. Do ponto de vista teórico-metodológico o Grupo toma como referência fundamental as concepções nomeadas como Estudos Pós-Coloniais. Nesse sentido defendem uma postura revisionista, de modo a incluir os subalternos, mais especificamente, as populações negras, no cenário da história, não como objetos de estudos, mas como sujeitos, concebendo a negritude como retomada da dignidade negada pelo colonialismo, de modo a propor a descolonização do pensamento no sentido de uma perspectiva própria de vida, conhecimento e experiência. Espera-se, com as atividades e produções deste Grupo de Pesquisa, contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a dinâmica das relações e hierarquias étnico-raciais brasileiras. Busca-se ainda, com a produção desses novos conhecimentos, desenvolver metodologias pedagógicas inovadoras e subsídios para a produção de material didático, voltados para a formação de professores que atuam na educação básica.

Linha de Pesquisa: Linha II – Estudos sobre Trajetórias de Populações Afro-brasileiras